© 2016 Montiqueijo

O queijo é um alimento essencial em qualquer dieta equilibrada. 

 

 

O queijo fresco é resultante da separação parcial do soro do leite, coagulados pela ação física do coalho. A primeira etapa do seu processo tecnológico é a coagulação, lenta e depois rápida, do leite após o tratamento com enzimas coagulantes (quimosina, pepsina, ou proteinases microbianas).

 

A coagulação resulta de dois processos: o ataque da k-caseina, responsável pela estabilização das micelas de caseína, e a agregação das micelas desestabilizadas. Um terceiro processo envolve as modificações das propriedades e da estrutura do coagulo após a sua formação conferindo assim a forma típica dos queijos frescos.

 

Por sua vez o requeijão é produzido através do soro obtido após o fabrico de outros queijos, que é submetido altas temperaturas, e com a adição de leite pasteurizado e amido de milho obtemos um queijo com uma enorme riqueza nutricional em proteínas e sais minerais, que faz dele, bem como o queijo fresco, um alimento nutritivo e equilibrado.

 

Sendo o fabrico muito natural, rápido e utilizando o leite e o soro deste como matéria-prima, estes alimentos sustentam-se como bastante versáteis e uteis numa alimentação rica, diversificada e saudável.